quinta-feira, 2 de abril de 2020

Não Tujo nem Mujo

Era uma vez, numa terra não muito distante, onde o sol beija a costa e o luar anuncia o manto de estrelas que o acompanha, um cavaleiro galopava no seu cavalo alado em direcção à sua prometida. Tão perto, que já sentia o aroma a flores do seu longo cabelo avelã, o cavalo tropeçou e o cavaleiro esborrachou-se contra uma vaca. Nesse momento, sentindo a vida a escapar-lhe entre os dedos, provando-se esta tão volátil e tal morte tão patética, decidiu lutar com toda a força que lhe restava. Prometeu, assim, aos deuses que não comeria mais carne. E, desta forma, surgiu o primeiro vegetariano (história baseada em factos verídicos – facto 1: houve cavaleiros; facto 2: há vegetarianos; facto 3: há vacas e não têm bons reflexos).

Vivemos numa época com tantas orientações dietéticas como sexuais. Se eu decidir só comer ervilhas até ao final dos meus dias, acho que ganho o direito de nomear a minha orientação dietética, mas não peçam a toda a gente que siga a par da incomensurável quantidade de títulos existentes (a metáfora das ervilhas serve tanto para o lado sexual, como dietético, por favor o Tinder já supera as 35 opções, eu perdi-me para aí na quinta).

Nunca equacionei a possibilidade de me tornar vegetariana, quanto mais vegana. A utilização desmesurada de gritos de guerra com o intuito de incutir culpa, apenas fizeram a claque oposta procurar novos argumentos para atirar por terra todas as suas teorias, por muito válidas que estas fossem. Até que surgiu o filme The Game Changers. E eu fui vegana durante quase uma hora (não podia ser mais porque tinha deixado um bife a descongelar antes de ver o filme). Por incrível que pareça não foi ouvir o Arnold Schwarzenegger que me fez mudar de ideias (este homem comia mais ovos antes de sair da cama pela manhã, que eu comeria em três vidas, por isso se agora só come repolho até ao fim da vida está no mínimo a equilibrar o seu estrago), mas sim a abordagem lógica, histórica e cientifica pela qual optam.

Entrei supermercado adentro com a postura de alguém determinado em fazer mudanças. Sem dar por isso, eu era a Carrie Bradshaw da zona refrigerada. Era embalagem vegana atrás de outra! Toda eu era glamour a fingir que percebia o que estava a comprar, mas, tinha de provar tudo, da coisa aquela que finge que é frango, à outra coisa aquela que finge ser terra arada (depois de provar, acho que não era a fingir). Algumas coisas surpreenderam-me pela positiva, outras, elucidaram-me quanto ao que saberia um pedaço de cartão rórido encontrado debaixo do banco do condutor de um Citroen em segunda mão, mas com um toque a caril.

Sei que arrisco a que não me deixem passar a fronteira quando quiser voltar a Portugal, por aquela hora em que pensei que podia viver à base de cenouras e boas intenções.  Actualmente, continuam a deixar-me nervosa as pessoas que pedem saladas no Mcdonald's e a achar hilariante os anúncios de senhoras a rir enquanto comem saladas (não há nada como o sentido de humor de uma cebola). Não obstante, estou disposta a ser enganada por um pedaço de carne falsa um par de vezes à semana.

[Agora durante a quarentena nada de isto se aplica, ela é bolos, ela é bolas inteiras de queijo, ela é aquele Cheeto encontrada entre as dobras do sofá. Neste momento o tofu até pode mugir que não me passa pelo estreito]

15 comentários:

  1. Em tempos de quarentena, topa-se a tudo :p
    Num tom mais sério, cada pessoa deve fazer a alimentação que mais a deixa confortável e ninguém tem que julgar as suas opções. Este género de fundamentalismos enerva-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo, cada um que coma o que o faz feliz e ponto. Mas o documentário está bastante engraçado e verdade seja dita agora como mais vegetais (o que até me faz bem) e como gosto de provar coisas novas, até funcionou =)

      Eliminar
  2. O John Pinette brincava com as situações mais absurdas - a malta que ficava na fila do KFC a pensar o que queria.
    Sabem o que é que vendem?
    Galinha.
    E sabem que mais?
    Galinha.
    O que é que preferem - galinha ou... galinha?
    Despachem-se!!!!! :)))
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha adoro =P
      Agora alguns KFC têm bróculos a fingir que é galinha, gostava era de ver alguém a comprar aquilo...
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  3. tenho de discordar com quase tudo, as vacas têm óptimos reflexos... já joguei badmiton com algumas e levei uma coça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo levantar questões ou dar aso a problemas...MAAAAS...só se calhar...há alguém com reflexos piores que das vacas =P

      Eliminar
    2. moi? conhecido como o rei dos reflexos nos cinco condados entre a amareleja e o redondo, desafio-te para um concurso de reflexos!

      Eliminar
    3. Ah eu tenho os reflexos de um porco manco e cego...não me submeteria a tamanha humilhação de ser derrotada publicamente pelo rei dos reflexos (que perdeu contra uma vaca) =P

      Eliminar
  4. Um texto muito divertido!
    É disso que precisamos.
    Um sorriso colorido.
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso mantermos a alegria =)
      Obrigado pela visita e por seguires!
      Um bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Só palavras caras! Tive de ir ver ao dicionário o significado de "alado"!
    No entanto, dou-te os parabéns, mantens-te fiel àquilo que escrever no primeiro post daquilo que, pelo que percebo é um regresso à blogosfera: "Este blog vai presentear o seu leitor (olá avó!) com uma incrível panóplia de banalidades carregadas de opinião."

    Obrigado! Dos outros tipos de blogues nem leio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda eu sou cultura e palavras caras, é ver a minha pessoa a mandar calinadas emigras de fazer sangrar os ouvidos...o blog deixa-me fingir que ainda sei falar a minha própria língua.
      Ainda bem que me mantenho fiel e ainda bem que paraste para ler =)
      Obrigado!

      Eliminar
  6. Até sou fã de saladas mas não a todas as refeições que não sou grilo. Juro que até já fui vegana e crudivorista durante uma semana, agora para todo o sempre, admiro quem consegue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me intitularia fã de saladas, mas como-as =P
      É um estilo de vida decidir só comer determinados alimentos, dependendo das rotinas e estilo de vida pode ser mais ou menos fácil mas é admirável o esforço sem duvida =)

      Eliminar