sábado, 25 de abril de 2020

Dando a Outra Face

Tempos de peso imensurável. Cravar na parede mais um dia passado em quarentena, suspirar perante as medidas dos governantes, recear pelo futuro a que seremos condenados e acima de tudo temer pelos nossos, que queremos a são e salvo. Tempos em que, como indivíduos e nação, espelhamos aquilo que somos, mas o espelho dos americanos parece estar embaciado.

Um presidente é o reflexo do seu povo, diriam alguns, afinal de contas, foram estes que votaram para este obter o cargo. A realidade é que conseguimos ver à distância quem votou em dita bola de plasticina laranja para presidente, normalmente, destacam-se pelas tatuagens supremacistas, bonés do Trump, ausência de dentes e bom senso. Todos os demais, que ficaram em casa e não foram votar em 2016, tiveram quatro anos para se arrepender.

A todos os energúmenos que ingressassem em hospitais por injectarem Cif para a veia depois dos conselhos do presidente deviam-lhes retirar, automaticamente, o cartão de eleitor e levar um par de lambadas, para que lhes saísse o Cif pelas ventas. Mas, dando a outra face, quem os pode julgar? São pessoas desesperadas que querem a sua liberdade e o seu presidente devia ser alguém em quem pudessem confiar.

Mudamos de canal e vemos que enquanto muitos se mantêm em casa e respeitam a quarentena, manifestações enchem as ruas de vários Estados, por motivos de força maior: os cabeleireiros e as lojas de fertilizantes para plantas estarem fechados. O Drama! O Horror! Invocam a gritos o cliché de que a América é a terra da liberdade e querem ter a liberdade de fazer uma permanente e cavar batatas. Trump em conferências e tweets congratula estes bravos que lutam pelo que querem. Se a OMS enviar esta gente toda para uma ilha qualquer na Antárctica com uma sandocha de atum, é o melhor investimento para a saúde de todos nós, mental e física. Mas, dando a outra face, quem os pode julgar? São pessoas desesperadas que querem a sua liberdade e o presidente não devia ser cheerleader de más condutas.

O presidente deixou que o responsável de cada Estado determinasse em que momento podem regressar à normalidade e, entretanto, que tipo de negócio é fundamental permanecer aberto na zona que governam, ao que parece, sem limitações nem questionar a sanidade mental de cada um. Temos, então, Estados em que os negócios e espaços fundamentais são: lojas de armas (bom truque psicológico: quem precisa de ter medo de uma pandemia, se há pacóvios armados em todo o país), pavilhões de wrestling (porque há que lutar contra a pandemia) e praias (de acordo com o presidente o sol queima o vírus)…é! O Estado de Florida consegue destacar-se, sendo um combinar perfeito de todas as más ideias de todos os outros Estados. Os próprios americanos começam a rezar para que Florida se descole acidentalmente do continente e parta à deriva com todos os seus habitantes. Mas, dando a outra face, quem os pode julgar? Acho que nós podemos, que somos pessoas desesperadas que já não têm mais faces para dar!

Queriam ver-se livres dos imigrantes? Queriam que os mexicanos pagassem pelo muro? Não se preocupem. Eles estão já a fazer as malas e vão encarregar-se de construir o muro no regresso a casa, para certificar-se que vocês não os seguem. Imagino os pobres nativo americanos a dar voltas na tumba de tamanha vergonha alheia, a pensar, e morremos nós para isto.

Desisto de ver noticias! Agradeço que me mandem um sms quando puder sair de casa ou quando tiverem instalado uma coleira de choques a Trump, para que ele leve descargas cada vez que diz baboseiras [pensamento exacerbado, que vou manter para mim mesma: antigamente os reis e presidentes caiam como tordos, e agora que é preciso, não há psicóticos com boa vontade].


Um bem haja e um feliz 25 de Abril a todos.

17 comentários:

  1. Falar de Donald Trump é cada vez mais difícil Não por falta de tema, bem pelo contrário.
    Depois de variadíssimos disparates ditos (e feitos) com pressa, não vá o mundo acabar, eis que o loiro que manda nos 'states' se lembrou de vir a público informar quem de direito que o melhor para matar o bicho - entenda-se vírus - era injectar o 'people' com produtos de limpeza. Um 'must', o Trump(a)!
    Os Estados Unidos da América do Norte têm uma população residente que ronda os 330 milhões. Pois eu nunca vi tanto idiota por metro quadrado. Só um idiota aposta numa aberrante nulidade como é o senhor Trump(a). Convém lembrar que existe fome naquele país.

    Não vejo/lei/ouço noticiários desde que a chamada comunicação social optou por terrenos pantanosos, pouco dignos de crédito. Tenho, obviamente, outras fontes de informação, como por exemplo as Tv's internacionais (algumas) e jornais credíveis que um vizinho meu me faz chegar.

    Com votos de um bom fim de semana, deixo um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto e normalmente não faço posts políticos, mas isto chegou a um momento de surrealismo que não tem sentido algum. Este homem é o primeiro presidente que não precisa de ajuda de comediantes, comentadores ou noticias falsas para abalar o sentido das suas palavras, ele realmente expele lixo ao falar e supreende-me que ninguém o pare, ele está a matar pessoas por tamanha negligencia.

      Enfim...

      Um bom fim de semana (o que sobra dele) e um abraço

      Eliminar
  2. Se o assunto nao fosse tão sério, eu votava que se desse o oscar da melhor comedia ao dito cujo. Mais uma vez nao consegui deixar de mandar aquela gargalhada. Obrigada por me fazeres rir. Nunca deixes de escrever,o mundo precisa de pessoas com humor e que saibam escrever como tu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Carla, as tuas palavras significam o mundo =)

      Quando ao assunto, infelizmente só mesmo para chorar, é importante que as pessoas saibam o que está a acontecer, nem que seja com um tom brincalhão, mas que se despolete o interesse e as pessoas busquem respostas.

      Obrigado pela visita.

      Eliminar
  3. Não é só o vocabulário de uma criança de 5 anos, é o raciocínio também... Quando uma pessoa pensa que não bate mais fundo, surpreende-se pois dá sempre mais um bocadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há dia que não surpreenda já...é ridículo! Estou honestamente cansada, já não tem piada...

      Eliminar
  4. Fico doente só de ler o nome dele. Quanta desumanidade pode habitar num coração? :(

    Feliz 25 de abril!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, mas ao que parece mais do que todos pensávamos =(

      Eliminar
  5. Mas não há ninguém que lhe diga o quão ele é limitado e ridículo?? Por amor à santa, quanta gente ignorante ..

    ResponderEliminar
  6. No sábado vi o 60 minutes.
    E arrepiei-me.
    O parque de estacionamento do hotel onde estive alojado no Verão estava cheio de arcas isotérmicas.
    Onde são depositados cadáveres à espera de serem reclamados ou enviados para valas comuns.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi as imagens, é de filme de terror, pergunto-me se essas imagens não dão dá ou que raio passa para as pessoas não compreenderem.
      Boa semana

      Eliminar
  7. :))))) (a gargalhada é pelos termos em que o texto está escrito. Fantástico!)

    "antigamente os reis e presidentes caiam como tordos, e agora que é preciso, não há psicóticos com boa vontade]." Também já pensei isso inúmeras vezes, mas não consigo arranjar uma razão plausível.

    Esta coisa de que estamos a falar é um narcisista perigoso. Pode ser que ainda surja um psicótico descompensado em perfeita alucinação de conteúdo persecutório, cujo o objecto seja o dito.

    Esperemos... já que estamos em maré disso....

    Boa semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todos os potenciais homicidas psicóticos votaram nele...está para acabar o mandato, acho que agora é esperar que o próximo presidente seja melhor e que este leve uma marretada na cabeça e fique inconsciente o resto do mandato.

      Eliminar
  8. E a ideia mais criativa do senhor foi a questão de injetar desinfectante para tratar a covid-19, enfim!!!!

    ResponderEliminar
  9. ainda tenho esperança que o imbecil venha a ser julgado por crimes contra a humanidade...

    ResponderEliminar
  10. O espelho dos Americanos é uma panela de cobre que usam para cozinhar e há muito deixou de reflectir a luz!

    Estamos a falar do povo que elegeu DUAS vezes o W Bush.

    Mas a coleira de choque para o Trump parece-me lindamente! :))

    Beijinhos bem pensados *************

    ResponderEliminar