segunda-feira, 6 de abril de 2020

Coelhos de Ouro

As badaladas ouvem-se à distância, uma multidão parece aproximar-se como se da marcha imperial se tratasse, todos os passos com a mesma força e intenção. Parecem marcar o ritmo das vozes que os acompanham. Parecem chorar. Outra Semana Santa à porta e a minha bênção deste ano é não ter de estar em Sevilha.

A Páscoa, tanto quanto sei, é a época em que a Kinder faz ovos de chocolate do tamanho da minha cabeça e qualquer coisa aconteceu a um senhor que está na bíblia. Como se relaciona o último, com coelhos portadores de ovos de chocolate, ninguém sabe.

Por motivos laborais, fui enviada para Sevilha onde vivi dois anos. A cidade tem efectivamente uma cor especial, não identificada e não apta para todas as íris. A Semana Santa representa o apogeu desta cultura que congelou há 200 anos, em simultaneidade, com a necessidade de fritar tudo o que ingerem com medo de se contagiarem com varíola.  Durante a Semana Santa não há tempo para desfrutar de uma orelhinha de coelho de chocolate, pois há procissões as 24 horas do dia. Juntam-se multidões de nazarenos (indivíduos que se vestem como os KKK...tudo muito bonito e nada assustador…podia ser o começo de uma trilogia de filmes de terror dos que vinham em VHS numa só caixa...mas perfeitamente normal e agradável), entoam-se cânticos e há gente a mandar chapadões no peito capaz de causar problemas cardiovasculares. Todo um sonho! Um sonho, que nos faz alargar um trajecto, normalmente, percorrido em 5 minutos para uma hora, com ofensas por atravessar a procissão e, ocasional, crucifixo arremessado contra a nossa cara.

Esta semana é preparada durante todo o ano. Os santos são pintados de fresco (muitos banhados em ouro doado pelas famílias da confraria) e os costaleros (que são literalmente os que levam os santos nos costados), que esperam anos por tal honra, rezam para que esse seja o ano de desenvolver uma abençoada hérnia. 

Pagam-se rios de dinheiro à congregação, à cidade e ao alfaiate para poder fazer parte da procissão. O clímax alcança-se ao receber a antecipada chamada do banco (típico a todos os residentes nesta altura), a perguntar se estamos interessados num empréstimo, para, quiçá, poder alugar uma das cadeiras de madeira em frente à catedral (sou a única que é abalada pela ironia de celebrar uma ocasião associada a uma crucificação em cruz de madeira, esparramados ao sol numa cadeira de madeira?). Mas quem é que precisa de um empréstimo para a casa quando pode desfrutar do conforto de uma fabulosa cadeira de madeira desdobrável, com térmitas com idade para ser tuas filhas, durante 15 minutos pela módica quantia de 2000€?

Ponhamos as coisas em termos claros: Jesus tinha, digamos, superpoderes e ressuscitou, o que o ilibou de qualquer divida que tivesse com o padeiro e vinicultor da altura. Porém, vocês são meros mortais, não há cá Paixão que vos salve, a Morte é uma maçada e se Ressuscitarem, nem que seja como cães, se tinham dividas, os bancos vão-vos encontrar e empenhar a vossa ração para a vida.

19 comentários:

  1. Ora aí está uma cerimónia a que gostava de assistir: a Semana Santa em Sevilha.
    Será semelhante à de Braga? Não faço ideia!

    Nada, é caso para dizer: a cada um as suas crenças, credos, culturas, religiosas e outras.
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, o importante é ser feliz =)
      Nunca fui à Semana Santa de Braga. A de Sevilha é dos eventos ao ar livre/pelas ruas de uma cidade, mais ostentoso e forte que eu já vi. Da música, ao impacto que tem nas pessoas que nela participam é um espéctaculo único. Mas é mais fácil vivendo ai que entrar na cidade para ver, porque tudo está para lá de cheio. Quem sabe um dia possas ir lá fazer uma visita =)

      Boa semana

      Eliminar
  2. "indivíduos que se vestem como os KKK"!!?
    É com esta atitude plena de heresia que queres ir parar ao Céu? (abano a minha cabeça em sinal de reprovação)

    Dito isto..
    Está um post engraçado e abomino fortemente tais manifestações. Só tenho pena que tenhamos podido celebrar o Carnaval, que é uma espécie de semana santa aberta à todos! Curiosamente se tivermos como fieis os relatos daquilo que acontece no Carnaval Brasileiro o "aberta à todos" pode ter toda nova perspectiva. :))) Mas vou resistir ao caminho fácil das piadas ordinárias e deixar que cada um as faça para si mesmo no caminho para o Inferno que espera os hereges!

    Juízo...
    Beijinhos*******

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro já estou um bocado entalada no ambito de ir para o céu.
      Não obstante...vossemecê tem mesmo o Brasil atravessado eh...
      Um bem haja e um beijinho!

      Eliminar
    2. Nem por isso, sou é um bocado parvo e não resisto a uma piada fácil! :D

      Eliminar
  3. As cerimánias religiosas sempre tiveram um efeito dúbio em mim.
    por um lado aprecio as tradições e acho bonito que o povo se mobilize. é um manter viva a história, os seus mitos, os rituais.
    Por outro... há o lado bárbaro disto tudo.
    E quando implica meter dinheiro ao bolso... aí já não consigo achar piadinha nenhuma!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho completamente esse sentimento. Gostei de assistir inclusive no primeiro ano a alguns momentos de procissões apesar de ser agnóstica e admiro a paixão que as pessoas nela colocam. Mas nada é bom quando levado ao extremo e há tradições que deviam ter algo de conta e medida.

      Eliminar
  4. Há tradições muito bonitas, independentemente de sermos crentes ou não. No entanto, acho que é importante não cairmos em extremos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas das tradições mais bonitas estão relacionadas com religião =)
      Mas sim...longe de extremismos é onde estamos bem.
      Uma boa semanita Andreia.

      Eliminar
  5. Os bancos dançam sempre sobre cadáveres sejam eles vítimas de acidentes, pandemias ou crucificações.

    ResponderEliminar
  6. esta Páscoa foi a mais atípica que tenho memória.
    Vai ficar tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que da memória de qualquer um de nós Pedro.
      Uma boa semana.

      Eliminar
  7. Já estou vacinado em relação a esses espectáculos, fujo deles a sete pés, talvez precisamente porque tive bastante formação católica, parece estranho não é? mas não :) e não nos podemos esquecer que a celebração da Páscoa é bastante anterior ao nascimento do menino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A formação serve para constituir ideias e ver com que elementos nos identificamos ou não, passaram-te a cultura católica e tu decidiste que não era a tua praia, é justo =)

      Eliminar
  8. eu sei, eu sei, eu sei... os ovos e os coelhos, eu sei, a primavera, os coelhos ou lebres e os ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação associados à deusa Eostre ou Ostera. O culto pagão foi absorvido e misturado pelas comemorações pascais católicas. Por isso, mesmo que nã curtas muito as cenas católicas, como eu próprio, podes sempre dedicar-te aos ovos e aos coelhos :) a explicação dos coelhos, já agora, é porque são dos primeiros animais a sair das tocas no início da primavera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiii mê rico Mau-tempo a esclarecer aqui as dúvidas existenciais!! Olha já aprendi qualquer coisa =D
      Obrigado por me teres destupificado um pouco hoje =D

      Eliminar