sábado, 30 de maio de 2020

Branco Nuclear

Tom moreno, beijado pelo sol, que emana todo o calor e alegria do Verão. Guardo com carinho os anos de pele quente ao sol e cabelo que aclarava com a força do Verão. Hoje, a minha composição é definida pelo atraente tom de branco-defunto. Um branco pálido que daria inveja a qualquer folha A4 pronta a ser impressa.

Viver na Holanda é sinónimo de nos atirarmos ao chão da sala quando um raio de sol penetra a janela, para sugar 5 minutos daquele centímetro quadrado de alegria. Aqui dá-se muito valor aos dias de calor e as pessoas saem à rua de garrafa de vinho em punho e rumam para os parques no centro da cidade onde, sem água onde mergulhar, vão estar de biquíni posto até as dez da noite. Quem não tem cão, caça com gato, já dizia o outro. Aqui há praias, mas tendem a ser algo ventosas e a água, ai jesus a água, é a sensação térmica de enfiarmos a cabeça num granizado e perder o nariz, toda uma experiência que podemos desfrutar graças a um mero segundo dentro de água (sim, cai-vos o nariz se metem o dedo gordo do pé na água, um fenómeno fabuloso).

Eu idolatro o espírito dos holandeses e a maneira como dão valor ao sol, como portuguesa sempre o tive como garantido, mas agora compreendo. Se há sol, vão-me ver a comer na rua, nem que seja à beira da estrada à chapada com uma gaivota e a levar com gravilha na testa. Preciso de sol e nem é tanto pela vitamina, mas pelo aspecto moribundo que tenho, vejo as minhas veias com mais clareza que nos livros de ciências. Não sabia que o grau abaixo do branco era o invisível, mas isso parece.

Auto bronzeador não é uma solução para alguém como eu. Não poder tocar em nada durante horas, ter de trocar lençóis e, depois de tudo, correr o risco de parecer uma zebra, parece-me muito trabalho para ser confundida com a prima afastada de um cavalo. Solários? Devo ter sido um leitão da Bairrada noutra vida, tenham paciência, mas o conceito cria-me calafrios. Como última opção poderia escolher uma cor bonita e tatuar-me de cima a baixo no mesmo tom, seria inovador, consistente e provavelmente tão doloroso que desistiria depois de um pé moreno.

Com determinação, lutarei com holandeses pelo meu lugar ao sol, pois parece a maneira mais económica e menos trabalhosa de ficar morena. Irei colocar todo o meu empenho em ir de indumentaria diminuta para um parque, onde todas as minhas forças serão empregues em esparramar as minhas pregas pelo relvado, com precisão e arte.

16 comentários:

  1. Aqui é a mesma coisa! Eu também não entendia como é que com 3 raios de sol e 2ºC qualquer boteco de esquina, punha logo uma mesa e duas cadeiras à porta para improvisar uma esplanada. Agora percebo que o sol é tudo menos garantido, tento aproveitar cada raio que me aparece. Felizmente não tenho problemas de cor, mas o pantone "branco-defunto" fez-me lembrar quando ia nadar (em piscinas) e achei que as pessoas cujas pernas eu via debaixo de água estavam mortas, pois aquilo não era cor de gente viva com sangue a correr nas veias (e vou poupar a referência à pilosidade alheia). :DDDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tive grandes problemas de cor...mas já levo um ano sem praia nem sol decente e estou num nivel de branco que desconhecia no meu ser xD...
      Hoje está de chuva, mas como é leve, ainda vês pessoas em esplanadas...xD

      Eliminar
  2. «Um branco pálido que daria inveja a qualquer folha A4 pronta a ser impressa», não consegui superar esta ahahahah
    É nestas pequenas [grandes] coisas que vemos o quanto somos privilegiados por aqui e nem percebemos. Adoro o conceito de ficar morena, mas tenho pouca paciência para estar esparramada ao sol. No entanto, tenho aproveitado as manhãs solarengas para ir ler lá para fora. Porque dá logo outra motivação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tive grande paciência...mas agora dá-me uma praia com solinho e estou esticada na areia até alguém me arrastar de lá para fora =P

      Eliminar
  3. :)) Não sabia que na Holanda havia falta de Sol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excesso não há...mas não me posso queixar que este ano está a ser agradável. Há mais luz que sol propriamente dito...mas é qualquer coisa já =P

      Eliminar
  4. Dizem que a Holanda é um País frio, onde o sol é na maioria dos dias do ano uma miragem. Sem aí estar, logo eu que adoro o clima do meu/nosso País, imagino o seu "sofrimento" e desejo de apanhar esse bocadinho de sol

    E ainda existe quem diga mal do clima de Portugal. "" Perdoai-lhes Senhor que não sabem o que dizem ""
    .
    Um domingo feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem fala mal do clima de Portugal não sabe o que diz...
      Um bom fim de semana!!

      Eliminar
  5. Amesterdão continua a ser uma das cidades favoritas da família.
    Linda de morrer!
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida...e agora sem turismo, consegue ser ainda mais mágica...estava já a atingir um nivel de exagero. Sei que faz falta para a economia...e sei que vai voltar, mas foi bonito de ver =)

      Eliminar
  6. Falta de sol é coisa para mexer com os meus nerves. Apesar de viver em Portugal, no inverno ou quando não está sol eu deprimo. Não sei se conseguiria viver na Holanda. Ir até era capaz de ir, mas acho que me finava em três tempos :) Bom sol quando ele aparecer :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensava o mesmo mas tou rija (branca...mas rija). Há anos piores que outros...este não está a ser mau =)...mas mesmo assim, falo com a familia que ai está na praia com 35graus e eu estou de calções aqui com 18 e digo que é dia de praia =P

      Eliminar
  7. Olá! Acho que me revejo nesse "branco pálido defunto". Mas por opção própria.
    Tenho uma relação complexa com o nosso sol, em vez de um tom moreno, fico mais tomate ou lagosta suada, a minha natureza é assim e eu até não desgosto de praia...

    Quando existir um raiozinho de sol a ver se o mando para ai para esses lados!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Sandra saxavor envia esse sol...que estou aqui que não posso com dias de chuva!!
      Bom fim de semana =)

      Eliminar
  8. Pois... para nós o sol é algo garantido. Quando estamos fora, percebemos a falta que ele nos faz.

    Eu, costumo considerar-me uma 'lula', quando vou pela primeira vez à praia até tenho vergonha. :)))

    ResponderEliminar