quarta-feira, 29 de abril de 2020

Estica as Mãos

Nascemos e é-nos apresentada uma realidade cheia de vida e possibilidades. Um sem fim de oportunidades que podemos explorar, mas não faremos. Da mesma maneira que o médico não nos pergunta se queremos chorar naturalmente ou se nos pode agitar como um frango no ar e esbofetear o nosso “nalgal”, a vida também não nos oferece a escolha entre um emprego frustrado ou abraçar pandas profissionalmente. O escape, para muitos, é encontrado nos videojogos, onde podemos encarnar a personagem que mais desejamos ser e fugir à nossa realidade aborrecida.

A grande maioria de nós, restringindo-se por uma sociedade que nos disse que não podíamos ser todos extraordinários (ou o conceito da coisa perderia sentido), contentamo-nos com jogos que exploram a nossa pequenez. Há um perpetuar no sucesso de jogos onde podes viver o stress de ser empregado de mesa, a adrenalina de plantar tomates e passear galinhas, ou criar vidas que vais destruir gradualmente em reflexo da tua. A questão é que estas missões (chamemos-lhe assim para parecer épico), são de possível execução na vida real, mas são conhecidas pelo seu défice de glamour. O stress de ser um empregado de mesa cria-te urticaria e vives na possibilidade iminente de ser despedido, pela quantidade de batatas que roubas de pratos de clientes, para afogar as tuas mágoas; ter que degolar a Gertrudes para o jantar é terrível, porque ela corre mais que tu (pode ser relevante mencionar que a Gertrudes é uma galinha); e tomar más decisões que vão levar ao ruir da nossa existência é algo que fazemos com naturalidade, é um dom.

Não sou ninguém para julgar os criadores de ditos jogos, afinal de contas, já existem jogos de absolutamente tudo e ser inovador, por vezes, parece uma missão impossível. Mas, descobri esta semana, um simulador ao que acho que não lhe é dado o devido valor: o simulador do Papa. Chega de plantar nabiças online! É hora de sonharmos alto e conduzir a igreja católica ao seu apogeu, passear de papamobil, acenar a súbditos, ofender descrentes…ou o que quer que seja que o Papa faz.

Julguei ter em mãos o presente católico deste Natal. Até que tentei salvar um transeunte, numa das minhas passeatas esquizofrénicas, vestida de Papa pelas ruas de Amesterdão, dando-lhe com o meu Papa-ceptro na nuca enquanto gritava “Vade retro Satanás” (não faço mesmo puto ideia do que raio faz o Papa para se entreter), e ele, que afinal era um verdadeiro fiel, deu-me uma cabeçada e elucidou-me que havia um caminho mais divino a tomar. Algum ser iluminado havia criado o simulador de Jesus (chama-se I’m Jesus Christ, nem a minha cabeça perturbada chegaria a tanto sozinha).

Se já vos custava conceber as tarefas diárias do Papa, então preparem-se porque não há maneira de não ser um herege ao pensar nas possibilidades de Jesus. Avassalantes possibilidades e missões: levar Maria Madalena a um jantar de família com Deus e esperar aceitação das suas opções profissionais; apanhar bebedeiras e ressuscitar como truque para animar festas; lutas contra hereges em cima de água; usar as picaretas das palmas das mãos como armas mortíferas ou para fazer mojitos. Mas não… Este jogo explora toda a parte nobre, mas entediante, de ser Jesus, como esticar as mãos para curar a cegueira; esticar as mãos para parar tempestades; e esticar as mãos para alimentar homens esfomeados (o truque está em esticar as mãos caso não tenham reparado).

Agora que eliminámos uma linha que era tão ténue que nem sabíamos que existia, entre o tédio e a religião, podem-se considerar humanos mais completos. Têm agora o conhecimento necessário para estragar o próximo Natal aos vossos petizes, marcá-los para a vida e, quando chegue a altura, garantir o vosso lugar no mais segregado lar de idosos da sociedade.

24 comentários:

  1. Perspetivo uns belos jantares de natal à custa disso :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano vou passar o natal a casa, nem ca vaca tussa xD

      Eliminar
  2. Esse mundo é-me completamente alheio... esses jogos existem mesmo?! Com quem é que te dás para saberes essas coisas? aahahahahhaahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também Calíope, daí o meu fascínio. Quando a com quem é me dou...faço-me a mesma pergunta todos os dias xD

      Eliminar
  3. Que raio faz o papa para se entreter? Reza... não será? Digo eu que não percebo nada dessas vidas, e que até as acho um bocadinho estranhas. Mas isso, sou eu!

    Hummm, isso de esticar as mãos acho que não dava p'ra mim. MAS, estás a dar-me uma ideia fantástica. Uma coisinha dessas no jantar de Natal deve dar jeito (até parece que estou a copiar a vizinha, mas não estou), assim já posso passar por uma boa católica, visto que, até agora, tenho-me sido vista p'ro lado da heresia. :D :D

    O que me ri com este teu poste. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah não sei...e será que trabalha 8h por dia? É que 8h a rezar é dose...e não deve ser de joelhos senão o homem já não se punha em pé.
      Boa sorte de passar por boa Católica xD...também vou ver se cola comigo =P

      Eliminar
  4. Se a estimada 'Nada' (rimei!) soubesse o que me veio à cabeça após a leitura do texto ... bem, o melhor é 'dar à sola', devagarinho e preparar um chá de príncipe.
    Bom dia de quinta, ilustre Nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estimada Nada ficou curiosa e com medo ao mesmo tempo xD
      Bom cházinho!!

      Eliminar
  5. Meu deus!!!! (pronto -achei adequado) Não sei como descobres estas coisas!
    :)
    Eu detesto video-jogos.
    Cá em casa há play-station há séculos (o típico - o pai compra com o pretexto dos filhos...) e eu sempre me recusei a aprender a liga-la sequer. Não ajudo em nada! Não compro jogos! Não vejo jogadas fantásticas! Nada! Se têm um problema -resolvam-no sozinhos! (e juro-te que dizia isso ao meu miúdo quando ele tinha 5 anos).
    FORA!!!!

    Já o "uma sociedade que nos disse que não podíamos ser todos extraordinários"... Acho que é um dos problemas da sociedade contemporanea - todos os pais ensinarem aos seus filhos o como eles são únicos e especiais, que não há menino mais bonito, mais inteligente, mais fantástico.... Dão com os burros na água, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito adequado xD
      Eu não jogo a nada se te digo a verdade, mas tenho em casa uma criatura que sabe de tudo o que sai e existe, eu normalmente finjo que oiço, mas se me dizes que há um simulador para ser Jesus, tens a minha atenção xD.

      E sim...todas as criancinhas são tão fabulosas, que depois nenhuma o é, pelo comodismo da coisa...enfim...vivemos numa sociedade também ela extraordinária xD

      Eliminar
  6. Não sou fã, nunca joguei.
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Também penso que o empregado de mesa subtrai sempre algumas batatas do prato... xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não só penso, como sei...já trabalhei a minha quota parte em hotelaria para saber o que a casa gasta xD

      Eliminar
  8. Ahhh pois é.....e depois queres ter prendas de natal não é???? 😋😋😋😋

    ResponderEliminar
  9. Acho as tuas publicações tão engraçadas, a sério :p
    Eu cá não jogo nenhum desses jogos, tenho mesmo muita pouca paciência para isso ahah
    Realmente, o que será que o papa faz para além de rezar? Questão pertinente :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado =)
      Eu também não que se diga de passagem...mas sei o suficiente para refilar do assunto xD

      Eliminar
  10. Não gosto de videojogos.
    Não aprecio o Natal.
    Não me pronuncio sobre religião.
    Não sou pronúncio de papa.

    Sou uma parasita da sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos todos uns parasitas da sociedade mas em coisas diferentes deixa lá =P

      Eliminar
  11. e transformar água em vinho, tem?
    eu queria jogar esse... esticar os braços e pimba, uma banheira de barca velha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse eu precisava que fosse um simulador dos bem reais...senão seria sofrer ver agua a transformar-se em vinho sem poder fazer nada com ele.

      Eliminar
  12. Muito bom! Como Ateu, preciso mesmo jogar esse jogo!!
    Esse não conhecia, mas dentro da minha "área de especialidade" recentemente descobri um tbm... como dizer? Parvo, vá. Um simulador de aquário! Onde montamos o aquário e temos como missão coisas como: "Manter os peixes felizes durante 5 dias". O que parece fácil! Mas eu que na vida real os tenho felizes anos a fio, em 3 dias estava tudo a boiar ao cimo de água!!

    Imagina-me num simulador de Jesus Cristo!

    Ah ah ah ah ah!! :D

    Beijinhos simulados ****************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ultima coisa que precisas é desse simulador que já tens isso bem real em casa xD
      O desespero de criar simuladores já para tudo --'

      Eliminar
    2. Por outro lado se este simulador fosse mesmo bom podia suprimir a minha necessidade de montar mais aquários, ou andar a alterar com alguma frequência os meus. ;)

      Eliminar