sábado, 18 de outubro de 2014

Bilhete de Ida: Barcelona

Uma pessoa…um destino…uma aventura, que estava tão difícil de começar que pensava ser necessário matar um pinguim budista com uma caneta bic ao som da banda sonora do Flash Gordon, como ritual de iniciação. Fiz a minha mala e rumei a caminho de Barcelona.

Papelada e burocracia digna de quem imigrou para o Zanzibar, qual União Europeia, esta gente quer independência e estão dispostos a fazer-nos crer que entrámos na cidade a nado. Lá que a merecem por esforço, merecem! Papéis aliados à decisão administrativa que tomei em não querer partilhar casa levou-me a uma busca pelo estúdio perfeito, queria um daqueles como nas séries. Rapidamente descobri que o terraço da minha mãe em Portugal equivale a uma casa para famílias de 5 filhos e dois serra da estrela em Barcelona. Preços aleatórios como que valores tirados de uma cartola. 650€ para usufruir da fantástica experiência de rebolar por cima da cama para alcançar o pacote de leite que está no frigorífico. Passado duas semanas a dormir no chão de casas alheias e praticar o meu eloquente portunhol, finalmente, encontrei o meu poiso. Daqueles como nas séries. Pequenino como deve ser, mas lindo e acima de tudo…meu! Tive que vender um dos meus rins e subalugar o meu futuro filho primogénito, para pagar as cinco rendas que pedem no primeiro mês, mas olhemos pelo lado positivo, não detectei ainda nenhuma barata do tamanho de um persa (comum nesta terra como tapas) e tenho um vizinho giro cuja probabilidade de ser homossexual é apenas de 50%.

O meu pai tem esperanças de um dia ser avô e eu sempre atenuei essas esperanças pelo meu gosto algo duvidoso por homens de qualidade e desde que aterrei em Barcelona conclui que o meu futuro passa por ter 20 gatos e morrer sufocada pela cauda de um deles. Não sou homofóbica, mas nesta cidade a percentagem é no mínimo injusta, a menos que saia à rua de caçadeira e cace um turista distraído, não me safo certamente.

Estou apaixonada por esta cidade e tudo o que ela tem para oferecer. Vejo-me a passar aqui algum tempo e agora, mais calma e organizada, a voltar a escrever. Obrigado aos que ficaram à espera de um regresso.

 

26 comentários:

  1. Bem, gostei de ler =) E fiquei curiosa quanto ao "teu poiso" =P
    Estive em Barcelona no ano passado e gostei muito, mas acho que viver lá não era para mim x)

    ResponderEliminar
  2. Uma cidade fantástica!
    E verdade que cheia de turistas….
    :)
    Tchim tchim! Com um copo de tinto!
    A todas as aventuras que aí veem!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que conseguiste encontrar o teu poiso :) adorava conhecer Barcelona!

    r: Muito obrigada :) não tens que pedir desculpa, é bom ter-te de volta*

    ResponderEliminar
  4. Barcelona tem tudo para correr bem :-)

    ResponderEliminar
  5. awesome! I like your blog ❤
    I would be happy if we could follow each other??
    Let me know :)

    http://anngrigorieva.blogspot.com

    http://anngrigorieva.blogspot.com

    http://anngrigorieva.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Welcome back :) pelo que ouço de quem já morou em Bcn, vais amar. Pelo que conheço, também acho que sim :) **

    ResponderEliminar
  7. Nunca estive em Barcelona!! Adorava :)

    Sofia Pinto

    Morning Dreams

    ResponderEliminar
  8. Finalmente de volta à escrita... Já tinha saudades! :)))
    Espero que te deslumbres sempre pelo sítio que escolheste para trabalhar e viver! (e que nunca encontres baratas do tamanho de persas) :P

    ResponderEliminar
  9. ora aí está uma crónica de um regresso que se ansiava. vamos lá a um cliché; tudo de bom por aí. :))

    ResponderEliminar
  10. Já temos uma portuguesa que nos escreve de Barcelonnnaa que fino! Beijocas :) continua a escrever que a gente gosta.

    ResponderEliminar
  11. Quando estive em Barcelona pela primeira vez, achei que se não vivesse em Viena (e adorasse viver cá) era em Barcelona onde queria viver! A meu ver é uma cidade completa! Este ano vou aí passar a passagem do ano! :) Se até lá desencantares dicas fixes (sítios para ir e onde comer) fico mt agradecida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembra-me antes de vires que te direi tudo o que sei ^^. Espero que seja um fim de ano épico.

      Eliminar
  12. Moltes gràcies per aquest post de Catalunya. :)
    A última vez que recebi notícias de Barcelona, fui eu que as enviei a mim próprio num postal da "Casa Milá", à qual, segundo julgo saber, vestiram agora uma espécie de "niqab" alaranjado.
    Se queres saber, faz tempo hein?!
    Fico feliz por te saber numa cidade fascinante. Não contando com a minha Lisboa é uma das três eleitas.
    Que bom que consigas manter o mesmo registo na escrita. Os detalhes menos positivos vão cair em breve e.
    o que não podes adiar mas também não o podes apressar, há-de surgir no tempo certo.
    Um abraço para ti.

    ResponderEliminar
  13. isso das baratas é que é complicado! tenho saudades de Barcelona, devo confessar.

    ResponderEliminar
  14. Grande aventura ♥ aproveita bem a cidade é um mundo mesmo :)

    ResponderEliminar
  15. Boa sorte para esta nova etapa da tua vida, não nos deixes pendurados por muito tempo, queremos sempre saber boas novas!
    Fiquei boquiaberta com a historia das 5 rendas.... que abuso!

    ResponderEliminar
  16. Odeio-te.
    É a cidade que mais quero conhecer. Possivelmente, por motivos profissionais, só o poderei fazer no próximo Verão. Se entretanto precisares de um secretário, ou de um homem das limpezas, diz, que enviar-te-ei o meu CV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que passe a ferro e limpe é sempre bem-vindo...pago em bolachas...sinhe? =D
      Vem mas é cá visitar que esta cidade é linda!

      Eliminar
    2. Combinado. Começa a comprar um pacote de Oreo por semana, que em Junho estou aí para fazer limpezas. :P

      Eliminar
    3. É bom que limpes bem...vais logo pedir oreos...eu a pensar em bolachas Maria espanholas compradas no sr indiano xD

      Eliminar
  17. Boa sorte! Também há chão para eu dormir?

    ResponderEliminar
  18. Barcelona, uma das cidades em lista de espera para ir visitar. :) :) Deve estar a ser uma aventura e tanto. :) Vai correr tudo bem. Aproveita bem. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Desejo-te as maiores felicidades :D Tudo de bom e vai dando notícias ;)

    ResponderEliminar
  20. Aprecio regressos. Por demais, quando não deixam a desejar as lembranças de um tempo com raça e sempre cheio do vivaço e destemido discurso. É o caso. De Zanzibar, os nativos, mesmo sem ler-te, agradecer-te-ão a menção. Uma honra. Dessa cidade, tenho grandes referências. Gostei, particularmente, da alegoria com que a tua experiência é relatada :)

    ResponderEliminar